terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PROFESSOR ANTONIO LOPES DE SÁ


Há algumas semanas tive o prazer de participar de um bate papo informal com o Professor Antônio Lopes de Sá. Imaginem que o professor está com 83 anos de idade e cada dia mais alegre e atuante na profissão que abraçou.

Fico imaginando se conseguirei chegar perto de toda essa vitalidade e alegria de viver e, ainda, continuar trabalhando pela classe contábil por todo esse tempo. O professor é responsável por grande parte do acervo contábil brasileiro que atualmente é utilizado nas universidades de todo o Brasil e em outros países.

Trago para vocês, na íntegra, o discurso do Professor Antonio Lopes de Sá

“Meus queridos jovens, até o Lino* é jovem, porque eu chamo ele de menino. É porque quando a gente alcança como eu alcancei uma idade provecta, perto dos 83 anos de uma atividade muito intensa que eu vivo, a gente tem uma necessidade grande de ver jovens como vocês que são a nossa esperança.”

* Lino é como ele chama o Dr. Lino Martins.

Ninguém é velho quando pensa em viver pelo menos mais um ano. E eu penso em viver mais um pouco.

Eu queria dizer a vocês da área pública, e eu digo com alguma autoridade, porque acompanhei isso desde a década de 40. E foram os contadores da área pública que nos deram essa garantia de sermos contadores, possuir a profissão contábil.

Foi Moraes Júnior, que era da área pública com o qual eu convivi, Francisco D’áurea com o qual eu convivi, o Lira, foram os contadores da área pública que outorgaram a nossa comunidade com responsabilidade os direitos do país, e vocês devem se orgulhar muito de pertencerem a essa comunidade.

Há muitas vezes um preceito, uma prevenção de que o contador da área pública não é lá essas coisas. Mas não é verdade !! No meu modo de entender vocês são responsáveis por essa coisa sagrada, que andou meio perdida, mas eu acho que agora vai recuperar que é o patriotismo.

Eu queria que vocês raciocinassem comigo uma coisa simples: não fomos nós que nos criamos, não é verdade ?! Nenhum de nós criou a nossa própria vida. Nós somos determinados para cumprir uma vida, nós somos donos dela, nós somos hospedes dessa matéria. Mas a energia que a anima, que é o nosso espírito, é resultado da própria poeira cósmica. Nós sempre existimos e nós sempre existiremos, essa é a realidade. Mas temos uma missão e fomos colocados num determinado lugar como os hospedes.

A Pátria é uma Missão, não uma questão política, não é uma questão de direito, é uma questão de dever cósmico, é isso que devia ser ensinado desde a juventude aqueles que começam, aqueles que como vocês se dedicam com muito maior empenho que é a área governamental, eu tenho por vocês um respeito e uma admiração profunda. E não morrerei sem escrever uma obra de contabilidade pública.

Ajudei muito o setor público, muito !!

Fui professor da ESAF a escola de administração fazendária. Organizei toda a parte do Ministério da Aeronáutica relativa à SEFA - Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, quer dizer, prestei, fui contador do Jucelino Kubitischeck por 8 anos, muito ajudei na época do Jucelino. Foi um aprendizado extraordinário.

Eu vim aqui para lhes trazer vibrações de sucesso, porque as palavras, como dizem os orientais as palavras berram, ou seja, através das palavras nós transmitimos a nossa energia.

E, essa energia que hoje eu emano aqui seja em benefício de todos vocês. Que vocês honrem a profissão, os compromissos sagrados que vocês têm conquistados e naquilo que eu puder realmente ser útil. Lembrem que enquanto me restarem energias eu estarei ao lado de vocês.

Doei para vocês todos, talvez o maior acervo cultural que no Brasil se doou a uma categoria. Em todo o mundo, e os portugueses estão aí e estão dizendo isso, o prêmio Lopes de Sá será outorgado em Portugal também, prêmio internacional.

De modo que será alternado um ano aqui e outro lá. Já vieram com proposta firme sobre isso. Solicitaram a autorização. E eu vejo isso com esse prêmio que a gente concede através dos Conselhos, o objetivo é menos que qualquer vaidade pessoal, que aliás eu não tenho nenhuma.

Eu não me sinto autor de coisa nenhuma, me sinto um missionário. Essa propriedade que Deus me deu de fazer um livro em uma semana, porque eu faço mesmo. Fui eu quem conquistou.

Vocês vêm com uma missão. Nos todos viemos com uma missão. Se vocês quiserem saber qual é a missão, perguntem a você o que é que me foi dado e que eu não conquistei ??!!

Eu não conquistei a propriedade de saber escrever. Isso me foi imposto, então me é cobrado. É assim o meu raciocínio, é aquilo que vocês recebem em vocês e vocês não conquistaram, não lutaram, nasceram com aquilo, e ai está à missão.

E a minha missão: enquanto um sopro de vida me restar vocês podem ter certeza, eu não pouparei esforços pela felicidade de vocês ! “

Conheci Dr. Lopes de Sá há alguns anos em um encontro da classe contábil em Minas Gerais. Naquele momento nós fomos apresentados num jantar para poucos amigos. Conversamos, como se amigos fossemos há anos. Aprendi a admirá-lo ! Naquela época o professor tinha apenas 79 anos de idade. E já naquela época tinha toda essa vitalidade e alegria de viver que nos contagia.

Hoje deixo vocês com as palavras do professor, na esperança de que ele de alguma forma toque vocês com suas palavras, lhes trazendo esperança, alegria, vontade de crescer e vencer !!

Abraços Virtuais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário