quarta-feira, 9 de junho de 2010

MORRE DR. ANTONIO LOPES DE SÁ



Acabo de ler a seguinte notícia:

“MINAS GERAIS ESTÁ DE LUTO.

A classe contábil brasileira perde um ícone; o Brasil perde um cidadão de referência mundial.

Rosangela Bekman/CFC

Ontem (7 de junho), em torno das 23 horas, faleceu de aneurisma cerebral o contador professor doutor ANTÔNIO LOPES DE SÁ.

Em 1927, nascia em Belo Horizonte (MG) um menino que viria a ser um orgulho para Minas, para a Classe Contábil brasileira e para o País.

Indicado para o Prêmio Nobel da Paz, detentor de várias honrarias e prêmios nacionais e internacionais, recebeu em 1988 a maior honraria da classe, a Medalha Mérito Contábil João Lyra.

Autor de mais de 150 livros em vários segmentos da contabilidade, foi conferencista, pesquisador, presidente de vários órgãos nacionais e internacionais.

O corpo do Grande Mestre, como era conhecido, está sendo velado na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Minas, na rua Cláudio Manoel, 639, bairro Funcionários. Às 15h30 o cortejo sairá para o cemitério Parque Renascer. “

E claro, eu não poderia deixar de manifestar o meu sentimento de tristeza. E acrescento que não é só Minas Gerais que está de luto, mas a classe contábil brasileira que está de luto. Sempre tive Dr. Lopes de Sá como uma referência pessoal. Imagino que vocês tenham o mesmo sentimento. Só que com uma diferença: para mim, além da referência contábil, Lopes de Sá é um querido amigo que se foi.

Conheci Lopes de Sá há alguns anos durante um jantar para poucos convidados em Belo Horizonte. Naquela noite eu, recém inserida no sistema CRC/CFC foi apresentada a esse ícone da contabilidade brasileira. Tivemos uma excelente conversa sobre os mais diversos assuntos. Aprendi com ele, sobre ética, moral, comportamento, hombridade, humanidade, lisura, respeito ao próximo, comprometimento, errar, acertar, decidir, planejar, PENSAR. Enfim, além de aprender contabilidade, aprendi sobre a vida !!!

Quando paro e penso, lembro que encontrei Lopes de Sá o ano passado em várias ocasiões. Todas nos eventos organizados pelo Conselho Federal de Contabilidade. Num deles, em Uberlândia, já narrei aqui para vocês a conversa que tivemos.

Mas a última vez que o vi, foi um momento mágico. Sempre ouço dizer que Deus escreve certo, por linhas tortas, porém eu digo: Deus escreve certo por linhas certas !

Fico sem palavras quando lembro dos meus últimos momentos onde o vi discursar para nós profissionais, mais como um pai que aconselhava seus filhos do que como o ícone da contabilidade brasileira. Naquele dia ouvi tudo o que ele disse, e me parecia uma despedida. Entre suas palavras ouvi: “Ninguém é velho quando pensa em viver pelo menos mais um ano. E eu penso em viver mais um pouco.”

Finalizou o seu discurso dizendo:

“Eu queria que vocês raciocinassem comigo uma coisa simples: não fomos nós que nos criamos não é verdade ?! Nenhum de nós criou a nossa própria vida. Nós somos determinados para cumprir uma vida, nós somos donos dela, nós somos hospedes dessa matéria. Mas a energia que a anima que é o nosso espírito é resultado da própria poeira cósmica. Nós sempre existimos e nós sempre existiremos essa é a realidade. Mas temos uma missão e fomos colocados num determinado lugar como os hospedes.

Eu não me sinto autor de coisa nenhuma. Me sinto um missionário. Essa propriedade que Deus me deu de fazer um livro em uma semana, porque eu faço mesmo. Fui eu quem conquistou.

Vocês vem com uma missão. Nos todos viemos com uma missão. Se vocês quiserem saber qual é a missão, perguntem a você o que é que me foi dado e que eu não conquistei.

Eu não conquistei a propriedade de saber escrever. Isso me foi imposto, então me é cobrado. É assim o meu raciocínio, é aquilo que vocês recebem em vocês e vocês não conquistaram, não lutaram, nasceram com aquilo, e ai está à missão.

E a minha missão: enquanto um sopro de vida me restar vocês podem ter certeza, eu não pouparei esforços pela felicidade de vocês !”

E Lopes de Sá não poupou esforços, encerrou sua vida deixando a nós profissionais um cem número de livros direcionados a área contábil que tanto amou.

Fica aqui o nosso Adeus ao profissional que levou a contabilidade ao patamar de destaque !!

Mais informações aqui

http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=67&codConteudo=4765

Nenhum comentário:

Postar um comentário