sexta-feira, 18 de setembro de 2009

UM POUCO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA




Pensando nesse tema outro dia ouvi uma frase que me chamou a atenção

“Quanto mais fechada é uma comunidade, mais inútil ela é. Quanto mais ela fala para si própria menos ela é entendida.”

Essa frase foi dita por Atoninho Trevisan e a partir daí comecei a pensar, e cheguei a algumas conclusões:

§ Quando nós falamos sobre “informação”, percebemos que temos que tomar todos os cuidados com a forma como vamos disseminá-la, a partir daí temos a certeza de que necessitamos ser cautelosos. Temos que observar, primeiramente, quem vai receber a informação, de que forma essa pessoa vai aprender e o que ela vai fazer com a informação que vai receber.

§ É preciso olhar o outro, não como você gostaria que ele fosse, mas como ele realmente é. Atualmente nós temos o desleixo de não olhar as coisas, fatos e situações como elas realmente são. É assim que a maioria dos profissionais age no mercado de trabalho.

Ora meus amigos, vocês querem fazer o que vocês gostam e ainda ganhar dinheiro???? Esse é não é o pensamento de um profissional de sucesso.

Os brasileiros ditos “empreendedores” têm a mania de abrir “negócios que gostam” e não daquilo “que o cliente gosta e que o cliente procura.”

Esses empreendedores deveriam pensar da seguinte forma:

§ Eu tenho a minha casa e ela é do jeito que eu gosto, já a minha loja é para o meu cliente, e é assim que ele se sente bem.

Eu passo 24 por dia pensando no meu cliente. Quando eu vou dar aula, não é porque eu sei, mas porque eu tenho o dever de ensinar a vocês.

Atualmente vemos o mundo entrando em crise por causa dos controles. E nós, contadores, temos uma vantagem em cima da população em geral:

§ Essa nossa forma de pensar que para cada débito existe um crédito correspondente nos dá uma vantagem enorme em relação às outras atividades que não conseguem enxergar dessa forma. Nós conseguimos raciocinar bem mais rápido e sem nos dá conta disso.

Existem algumas regras que devemos ter em mente para manter e fazer um negócio crescer, entre elas:

a) Confira sempre a existência de mercado e possibilidade de expansão.
b) Analise os custos e a lucratividade.
c) Crie valores reais para o seu consumidor e cliente.
d) Qualifique a equipe que vai trabalhar com você.
e) Lembre-se que a equação correta é: Preço – Lucro = Custo.
f) Já se foi o tempo da equação: Preço = Custo + Lucro.

A grande maioria dos empresários quando pensa em qualificar, pensa que qualificando seus funcionários vai ter um alto custo e que em seguida aquele funcionário vai procurar a concorrência para vender seus serviços. Pode até ser, mas se eles não são qualificados ficarão burros. É um risco que se corre !!!

Quem determina o preço de mercado é o consumidor, não é só custo, vai bem mais além disso: quem são os competidores ???

Concluindo, deixo algumas regrinhas básicas que devem ser seguidas:

§ Garanta um bom relacionamento com o fornecedor e o consumidor;
§ Mantenha um bom sistema de informações gerenciais;
§ Estabeleça condições jurídicas e contábeis para a entrada e saída dos sócios e investidores;
§ Trate o cliente/freguês não como você gostaria que ele fosse, mas como ele verdadeiramente é.

Pensem nisso !

Abraços virtuais...

Um comentário:

  1. " O valor de uma rede é exponencialmente proporcional ao número de seus usuários" (Metcalfe).

    Quanto à Governança, creio que o "outro" (no caso da contabilidade), ainda precisa definir prioridades qualitativas em relação ao nível de melhoramento da informação, para que possamos atender de forma adequada, bom lembrar de outra frase interessante: "Não Culpem o mensageiro".

    ResponderExcluir