terça-feira, 17 de novembro de 2009

COMENTÁRIOS NO BLOG DE ADRIANA ARAÚJO PEIXOTO

1 comentários:

Valter disse...

"Lembro que o voto é obrigatório, secreto, direto e pessoal, deverá ser exercido por contabilista em situação regular perante o Conselho...", ou seja para exercer um "direito", primeiro tem de estar em dia, principalmente na parte financeira perante ao conselho para poder exercer esse "direito".

Mas como votar no Brasil é um direito obrigatório, que serve apenas para legalizar ou dar uma situação de legalidade a quem esta no poder.

Falta não só ao conselho, faz para todas as categorias representativas, divulgar o antes da eleição. Ensinar a quem queira participar dessas eleições, como fazer para proceder suas inscrições, legalizações de chapa.

Ai sim, veremos o processo democrático ser exercido em sua plenitude.

Aproveitando esse espaço gostaria de colocar no ar a idéia do CRC/AL, e mais o CFC, lançarem uma campanha no ar para que empresas que contratarem serviços de contabilista, solicitem documentos comprobatórios do profissional que pretendem contratar. Pois o que esta ocorrendo muito por ai, é que tem pessoas passando-se por contabilista, e nem ao menos cursaram um ano de qualquer curso, seja técnico ou bacharelado. E que tem aparecido de empresas com problemas de escrituração contábil e fiscal. E esse fato só esta denegrindo a imagem da nossa categoria. Pois os empresários só acabam reclamando depois do problema já ocorrido, quais geralmente geram multas e sérios problemas.

E não adianta nós estarmos em dia com conselho, com sindicato, prefeitura, e ainda hoje existe a facilidade de pessoas se passarem por contabilistas e fraudarem ações que são inerentes a nossa categoria.

6 de Novembro de 2009 09:36”

Valter, realmente, o voto é obrigatório como já foi citado, porém é facultado apenas aqueles profissionais com situação REGULAR uma vez que o Conselho Regional de Contabilidade é a entidade regula a profissão contábil, não poderia ser diferente. Como um profissional em situação irregular poderia eleger os conselheiros que irão administrar o seu conselho ?? Situação difícil essa, mas facilmente entendida. Em Conselho algum é permitido ao profissional exercer o direito do voto em Situação Irregular.

Não posso responder pelas outras categorias representativas, mas logo se vê que você não tem estado atendo a legislação contábil e nem aos meios de divulgação sobre a classe contábil. A divulgação de como participar das eleições, como ser candidato, como proceder para se inscrever tem sido uma REGRA dentro dos CRC’s e do CFC. A divulgação foi feita, no site do CRC, do CFC, Diário Oficial do Estado, Jornais dos Estados. A eleição é um processo democrático e aberto aqueles que querem participar.

A título de exemplo seguem alguns links úteis onde disseminamos informações para a classe contábil e fáceis de serem consultados:

www.cfc.org.br (Conselho Federal de Contabilidade)
www.crcal.org.br (Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas)
www.fbc.org.br (Fundação Brasileira de Contabilidade)
www.socialiris.org (Instituto Social Iris)

Nos Conselhos vejo sim o “processo democrático” sendo exercido em sua plenitude !!! Não é a toa que tivemos cerca de 1700 votos válidos nesta última eleição. Uma demonstração de que os profissionais da classe contábil alagoana confiam no trabalho ético, com qualidade e respeito em prol da classe que implementamos nesses últimos anos.

Quanto à campanha para que os empresários só contratem os serviços de contabilistas em situação regular, reforço que este trabalho está sendo feito dia após dia, as campanhas de contratação do profissional da contabilidade é uma REGRA. Além disso, o novo sistema para emissão da DECORE é um exemplo de uma fiscalização forte diante daqueles profissionais tidos como “Vendedores de DECORES”. É a pressão aos profissionais desqualificados e que atuam de má fé. A equipe de fiscalização está na rua, seja nos escritórios da Capital ou no interior do Estado. Efetivando, sempre, um trabalho EDUCATIVO e não apenas PUNITIVO. Quando identificamos uma falha, o profissional é chamado a prestar contas do CRC, dando a ele a chance da Ampla Defesa e do Contraditório, antes de qualquer penalidade.

Quanto aos profissionais que estão atuando sem qualificação, seja “Técnico ou Bacharel em Contabilidade” solicito que seja feita a denúncia no CRC. Todas as denúncias, sejam identificadas ou não, são apuradas. O trabalho direcionado aos profissionais irregulares é uma constante. Só não podem ser divulgados uma vez que nosso trabalho é pautado no sigilo e na Ética.

Agora, quanto aos empresários que contratam profissionais de má qualidade, não podemos controlar a índole dos profissionais, podemos sim, fazer o trabalho de fiscalização, correção e algumas vezes punitivo para tentar minimizar esse mal que assola não só a profissão contábil, mas toda e qualquer profissão de destaque. Muitas vezes esses profissionais tentam se estabelecer no mercado oferecendo seus serviços pela metade do preço para ganhar os clientes. A esses maus profissionais cabe a nós DENUNCIAR para afastá-los.

Nosso trabalho é árduo e pode ter a certeza de que estamos trabalhando para eliminá-los, mas não é fácil uma vez que a promiscuidade e prostituição em nossa profissão tem sido crescente.

Você tem razão quando diz que os empresários só reclamam depois do problema ocorrido. Mas lhe garanto que, pelo menos, as denúncias existem e quando efetivadas no CRC são apuradas.

Lembro apenas que esse é um trabalho que chamo de “trabalho de formiguinha”. Vamos fazer apenas uma breve retrospectiva:

Há muitos anos o que nós víamos era um enxame de fumantes dentro dos ambientes fechados. Hoje, cerca de 10 anos após, as pessoas estão mais conscientes de que não podem fumar em ambiente fechado.

Da mesma forma os crimes ocorriam, mas não se dava publicidade, e nem se viam ações no sentido de punir tais ações. Atualmente vemos um cem números de ações da Policia Federal, são Operações TATURANAS, SANTIAGRAHAS, NAVALHAS, ABATES, DENÁRIOS, GABIRULOTAS e outras, prendendo pessoas que nunca se imaginaria por fraudes, crimes do colarinho branco, deputados, construtoras, etc.

A profissão contábil está a cada dia aumentando sua posição de destaque. Atualmente é a 3ª profissão mais procurada. A convergência das normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais, as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, à obrigatoriedade de se auditar empresas com faturamento superior a trezentos milhões ampliam o leque de oportunidade dos profissionais da área contábil. Aumentando a procura, ainda, por cerca de 30 especializações de ramificação da área contábil, entre elas: auditor, perito contábil, planejador tributário, professor, controller, atuário, contador internacional.

O que se espera do profissional da contabilidade é que reflita sobre as necessidades e demandas dos novos padrões de contabilidade, se especializando e fortalecendo a classe contábil. Alinhando-se no Brasil todo, participando dos eventos, compreendendo e incorporando essa nova visão profissional.

Abraços Virtuais...

Um comentário: