segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Recentemente participei de um grupo de discussão sobre estratégia empresarial, principalmente no tocante as empresas.

Em nossa discussão chegamos à conclusão de que elas trabalham de forma piramidal.

Principalmente quando analisamos a pequena empresa, verificamos que as decisões estão concentradas em empresas familiares, que não estão profissionalizadas. Dessa forma, hoje os modelos empresariais mais encontrados são os modelos "piramidal".

A pirâmide é formada pela importância das especialidades. RH, contabilidade, administração, vendas, entre outras.

Se formos mudar a pirâmide, ou "cambiar", teríamos o "conhecimento e a experiência" acima da base.

As experiências são formadas de várias formas. Experiências trans-culturais, por exemplo, quando se trabalha com pessoas de diversos países.

Em todas as empresas nacionais, os "grandes chefes" têm experiências multiculturais. São pessoas com uma capacidade de adaptação fantástica.

Outra diferença muito forte é que na base da pirâmide tem haver com habilidades. Essa é a diferença de uma pessoa que está em ascensão, assumindo cargos diretivos, as suas habilidades superam a sua especialidade.

Porém quando se tem o "poder" se abre um mundo de oportunidades e muitas pessoas se caracterizam pelos excessos quando assumem cargos de direção.

Um exemplo conhecido foi o do presidente Clinton: só viajava de avião com homens (segurança, piloto, etc) que usassem os cabelos cortados bem baixos, quase carecas! Isso são excessos. O

Poder tem muitos excessos...

Para assumir os cargos diretivos, é necessário que as pessoas tenham "amadurecimento directivo". Que tenham conhecimento, experiência, formação, mas o amadurecimento, que tem haver com "humildade".

A soberba mata e elimina e observamos em algumas pessoas essas atitudes. A soberba é a miopia, a cegueira administrativa. A Soberba é o inimigo número 1 do cargo directivo! Ela leva todos para baixo, olha todos por baixo e não vê quem está acima.

Quando o superior não tem nada para ensinar, ele é apenas mais um chefe! É uma pessoa que não consegue agregar os funcionários.

Abraços virtuais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário